5 erros de quem está começando a investir

É normal que investidores iniciantes tenham dúvidas quando começam a formar reservas financeiras. Por isso, a LadyBank preparou este conteúdo com alguns dos erros de quem começa a investir. Continue a leitura, e saiba como evitá-los!

1 – Achar que é preciso muito dinheiro para começar a investir

Esse é um dos principais erros de quem começa a investir. Ou seja, mesmo que sobre pouco dinheiro no final do mês, você pode dar o pontapé inicial e começar a formar a sua reserva de emergência.

Existem investimentos simples e acessíveis, como CDBs ou Tesouro Direto, por exemplo, que exigem pequenas quantias de dinheiro. Para você ter uma ideia, em 22 de dezembro de 2021, os valores mínimos para investir em  Tesouro Direto ficariam entre R$ 33 e R$ 112, dependendo do prazo e tipo do título escolhido.

Leia também: Dicas para usar o décimo terceiro salário e não iniciar o ano endividada (ladybank.com.br)

2 – Ter pressa para ver o dinheiro render

Em relação ao prazo, há dois pontos importantes que você deve entender quando para investir.

O primeiro deles diz respeito ao poder dos juros compostos ou juros sobre juros. No início, você vai demorar mais para perceber os rendimentos. Porém, à medida que o tempo passa, cada vez eles aparecem mais rapidamente. Isso porque os juros incidem sobre o valor  que foi investido no início somado aos rendimentos. Dessa forma, se você não mexer na aplicação, perceberá que ela vai crescer com mais velocidade.

O outro ponto é sobre as características dos investimentos. De forma geral, aplicações a prazos mais longos remuneram mais do que as de curto prazo. Por isso, as chances de você conseguir uma taxa melhor em um título de três ou quatro anos é bem maior, do que se você investisse em um CDB com liquidez imediata. Portanto, se você quer ver o patrimônio multiplicar, tenha disciplina e paciência, certo?

3 – Tomar decisões sozinha sem entender sobre finanças

Não ter conhecimento suficiente para escolher os investimentos é mais um dos erros de quem começa a investir, pode levar a sérios prejuízos. Mesmo especialistas em finanças não acertam sempre, e contam com os conselhos de outros profissionais, além de consultar os indicadores de mercado, especialmente em um país com instabilidade econômica, como o Brasil.

Por isso, se você tem dúvidas ou não se sente suficientemente segura para lidar com seus investimentos, não hesite: procure um profissional para lhe ajudar. Outra alternativa é investir com o uso de um robô-advisor, que seleciona uma carteira de investimentos personalizada e acompanha o desempenho dos seus investimentos todos os dias.

Na LadyBank, você conta com o Piloto Automático, que investe com você. Aqui temos uma inteligência artificial totalmente voltada às finanças e você pode investir em temas de sustentabilidade, inclusão social. Clique abaixo e entenda como o nosso robô-advisor está facilitando a vida das pessoas e popularizando os investimentos: A era da indústria 4.0 vai tornar as finanças mais femininas (ladybank.com.br)

4 – Não avaliar riscos

Quando se tem pressa e pouco conhecimento, pode-se aumentar o risco dos investimentos. Muitas vezes, em busca de retornos rápidos ou por influência de amigos ou formadores de opinião, as pessoas fazem investimentos inadequados ao seu perfil de investidor. Dessa forma, acabam correndo riscos que poderiam ser minimizados.

Antes de cair na tentação de buscar os maiores potenciais de rentabilidade, faça a seguinte pergunta a si mesma: quanto de risco eu consigo tolerar? Qual o limite máximo de perda que as minhas finanças podem suportar, se as coisas não saírem como planejadas? Isso poupará muita dor de cabeça no futuro.

5 – Não diversificar os investimentos

Depois de fazer os primeiros investimentos e formar a sua reserva de emergência, é hora de pensar na diversificação da carteira de investimentos.

Se você é mais conservadora e não abre mão da renda fixa, avalie nesse universo quais as modalidades mais rentáveis. Por exemplo, uma LCI ou LCA (letras de crédito imobiliário e do agronegócio) ou o Tesouro IPCA+, de longo prazo certamente lhe trarão ganhos maiores do que o Tesouro Selic ou um CDB de curto prazo.

Mas se você está disposta a correr mais riscos para tentar ganhar mais, procure por boas ações, fundos imobiliários e outros ativos de renda variável. Lembrando sempre, que a renda variável tende a ter melhor resultado em médio e em longo prazo.

Ao diversificar a sua carteira, você aumenta as suas chances de rentabilidade e dilui os riscos dos investimentos.

Aqui na LadyBank, temos o compromisso de levar informação e educação financeira a todas as mulheres. Acompanhe o nosso blog e nos siga no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter para ficar sempre bem informada!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin