5 dicas de livros sobre mulheres para o seu feriado de Carnaval

Procurando por boas dicas de leitura para aproveitar o feriado de Carnaval? Então, confira a seguir cinco sugestões de livros sobre mulheres que a LadyBank preparou para você curtir o feriado tranquila e descansada!

1 – Cartas para Minha Avó

Escrito por Djamila Ribeiro, atualmente um dos maiores nomes do feminismo negro, Cartas para Minha Avó é uma homenagem da autora às matriarcas de sua família.

No livro, Djamila expõe memórias de infância e adolescência, abordando temas como ancestralidade negra e dificuldades enfrentadas por quem precisa criar filhos em uma sociedade racista. Uma obra bastante pessoal e sensível.

2 – Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes

Não foram só as crianças que ficaram encantadas pela obra das italianas Elena Favilli e Francesca Cavallo. Tanto é que a série já está no terceiro livro.

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes reúne histórias sobre a vida de mulheres fantásticas, do passado e do presente. Essas histórias são contadas em tom de conto de fadas. Algumas personagens retratadas são Frida Kahlo, Elizabeth I, até nomes atuais como Serena Williams e Maya Gabeira. Além disso, há ilustrações de artistas de todo o mundo nos três volumes.

3 – Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil

Para compor a obra, Duda Porto de Souza e Aryane Cararo selecionaram mulheres que se destacaram na ciência, medicina, educação, luta pelos direitos humanos, entre outras. Há nomes conhecidos do público, como Chiquinha Gonzaga, Anita Garibaldi e Zuzu Angel, por exemplo. Além disso, há outros para lembrar ou conhecer, como a guerreira Dandara e Madalena Caramuru, que ainda não têm o devido reconhecimento por parte da história.

O livro conta com ilustrações de diversas artistas brasileiras, que retratam cada uma das mulheres. Uma belíssima homenagem, que resgata algumas das mais incríveis personalidades femininas brasileiras que quase não aparecem nos livros.

4 – Feminismo no Cotidiano. Bom para Mulheres. E para Homens Também

De forma simples e direta, Marli Gonçalves aborda algumas ideias básicas, mas que precisamos lembrar quando o assunto é feminismo. Além disso, fala sobre casamento, aborto, violência contra a mulher, terceira idade e outros pontos de atenção do universo feminino. Por isso, é um livro para mulheres e homens que precisam aprender sobre o feminismo.

5 – Quem tem medo do feminismo negro?

Mais uma obra de Djamila Ribeiro entre nossas recomendações, esse livro deixa claro que nem todas as mulheres sofrem o mesmo tipo de machismo. Nesse sentido, a autora traça um panorama da mulher negra no Brasil. Entre outros aspectos, fala sobre o questionamento que as cotas raciais ainda sofrem por grande parte da população. Ou seja, um livro fundamental para entender, de fato, o feminismo no país.

E, para completar o seu lazer, que tal algumas dicas de filmes também? Clique no link, e confira excelentes filmes com temáticas femininas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin