Dia Mundial da Alfabetização

O Dia Mundial da Alfabetização foi instituído pela ONU por meio da Unesco em 1966. A data tem por objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.

No artigo “Alfabetização Financeira e Inclusão de Gênero” , apresentamos o “Questionário Internacional Sobre Alfabetização Mundial” (2020) divulgado pela OECD (Organization for Economic Co-operation and Development). O Estudo mostrou que a atitude, o comportamento e o conhecimento financeiro impactam nas finanças pessoais.

Dia Mundial da Alfabetização: a importância da data

Quanto maiores forem os índices de alfabetização, maiores também serão as chances de termos uma vida financeira equilibrada e sustentável no futuro. Isso porque a educação aumenta a nossa capacidade de fazer escolhas e de tomar as melhores decisões financeiras para as nossas vidas. Além de favorecer a gestão adequada das finanças, ajuda a poupar, a ter bons retornos nos investimentos, a obter crédito e a evitar juros.

A população de mulheres é o grupo com índices mais baixos de alfabetização financeira no mundo. Além disso, o déficit de conhecimento financeiro é mais presente nos países subdesenvolvidos.

Aqui no blog, já falamos sobre a urgência da alfabetização financeira das mulheres. Quando elas aprendem mais sobre finanças, conseguem entender a importância de poupar e de investir. Além disso, conseguem identificar quais tipos de produtos financeiros faz mais sentido para as suas vidas, e descobrem como evitar os financiamentos com juros abusivos.

Para saber mais sobre o assunto, confira em nosso blog o artigo “A Urgência da Alfabetização Financeira das Mulheres”.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin