Conheça Tarsilinha, sobrinha-neta de Tarsila do Amaral

Tarsilinha vem expandindo a obra de Tarsila do Amaral pelo mundo e acaba de colocar o nome de Tarsila e do Modernismo brasileiro no mapa global. A seguir, saiba mais sobre sua história.

Tarsilinha uma mulher além do seu tempo

Tarsila do Amaral, homônima e sobrinha-neta da pintora ícone do Modernismo, Tarsila do Amaral, carinhosamente conhecida por Tarsilinha, é ultramoderna. Uma mulher fantástica, cavaleira por profissão e curadora da obra de sua tia-avó, há mais de 20 anos, é ela quem cuida dos direitos autorais da pintora.

Na Live de comemoração da Semana de Arte Moderna na LadyBank, Tarsila do Amaral nos contou a história de sua tia-avó. Além disso, fez um paralelo sobre o lugar das mulheres e do feminino, antes e depois do Movimento Modernista no Brasil.

À frente da gestão do patrimônio de sua tia-avó, em 2017 Tarsilinha organizou junto ao Instituto de Arte de Chicago, nos Estados Unidos, uma grande exposição com a coleção de Tarsila. Um ano depois, o MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova York – replicou a exposição. Para isso, adquiriu a obra “A lua”, uma das mais belas pinturas da coleção de Tarsila. O quadro foi vendido por 20 milhões de dólares, agregando valor inestimável a todos os outros quadros da coleção de Tarsila do Amaral.

Curadora das obras de Tarsila

De volta ao Brasil, Tarsilinha promoveu, em 2019, a mostra Tarsila Popular, que teve lugar central no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Essa exposição se tornou a mais visitada da história do MASP,  com cerca de 400 mil visitantes.

Tarsilinha também coordenou os trabalhos para a publicação do catálogo raisonné de Tarsila do Amaral que pode ser visitado no site da autora. Em 2020, Tarsilinha coloca o nome do Modernismo Brasileiro na história, com a venda de “Caipirinha”, óleo sobre tela, leiloado por R$57,5 milhões. Esse foi o maior valor já pago por uma obra brasileira em venda pública.

Já em 2020, essa empresária incrível se superou e ousou levar para o futuro a obra de Tarsila do Amaral. Nesse sentido, ela promoveu a Exposição “Tarsila para Crianças”, que foi inaugurada pela primeira vez no Shopping Villa Lobos e que corre pelo Brasil. A exposição é de uma beleza inigualável e transporta crianças e adultos para uma viagem lúdica pela arte modernista.

Quem visita a exposição de Tarsila para Crianças, encontra cenários imersivos e sensoriais nos quais as obras de nossa Artista heroína se tornam reais em um ambiente palpável.  É possível sentir-se na fazenda, em contato com os animais, ouvir os sons dos grilos e sapos, balançar na gangorra da árvore grande e entender o que a pintora sentiu quando vivia estas experiências.

A exposição conta ainda com uma reprodução tátil do famoso quadro Abaporu, criado especialmente para que deficientes visuais possam fazer  uma representação mental da obra de Tarsila do Amaral. Com certeza, é uma iniciativa louvável e inclusiva que permite a deficientes o prazer de apreciar a beleza dos ambientes naturais por onde Tarsila transitou.

Obras interativas de Tarsila do Amaral para crianças — Foto: Arquivo pessoal

Filme “Tarsilinha” será lançado em breve

A Exposição teve grande prospecção e abriu as portas para o estrelato de “Tarsilinha” o Filme, que será lançado em março deste ano, e poderá ser visto nas unidades do Cinemark. Produzido pela produtora Pinguim, em cooperação com Zeca Baleiro, o longa-metragem conta a história de uma menina forte e além do seu tempo, Tarsilinha, de 8 anos, que corre pelos campos para recuperar as memórias roubadas de sua mãe.

Segundo Tarsila do Amaral, em fala na live da Semana de Arte Moderna da LadyBank, o filme Tarsilinha busca retratar a brasilidade expressa na obra de Tarsila do Amaral, sua tia avó.

A animação do longa-metragem, que tem canção escrita e estrelada por Zeca Baleiro e Ná Ozzetti, ganhou o primeiro lugar na categoria Íon do Festival Chilemonos, o principal festival de animação da América Latina. O filme “Tarsilinha” também foi selecionado para o Festival Internacional de Shanghai e irá competir com outras cinco animações. O longa-metragem promete ser um sucesso de bilheteria e encantar a todos.

Longa-metragem tem produção da Pinguin Content / divulgação

Tarsila do Amaral é sem dúvidas o nome por trás da Arte Moderna Brasileira que está levando para o mundo todo o legado de Tarsila do Amaral e do Modernismo Brasileiro.

Saiba mais sobre esta líder e empresária que promete mudar o mundo da Arte: Tarsila do Amaral 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin