Organizando as Finanças: o que devemos fazer e evitar!

Todos conhecem a importância de organizar as finanças para ter tranquilidade financeira no futuro. No entanto, quando o assunto é planejamento financeiro, muitas pessoas não sabem nem mesmo por onde começar, não é mesmo?

Neste artigo, daremos algumas dicas sobre o que fazer e o que evitar para organizar de forma eficiente o orçamento doméstico. Continue a leitura e confira a seguir!

A LadyBank também te oferece uma solução bacana para cuidar do seu orçamento, incluindo todas as suas contas em outros bancos pelo Open Finance. Continue a leitura e confira a seguir!

Organizando as finanças: o que devemos fazer!

Vejamos primeiro algumas dicas do que fazer para organizar as finanças:

Conhecer os gastos

Isso parece óbvio, mas, por incrível que pareça, muitas pessoas não conhecem de fato os seus gastos, o que torna impossível qualquer planejamento financeiro.

Para que você saiba o quanto efetivamente gasta, a primeira coisa a fazer é classificar as despesas em duas categorias. Na primeira categoria, você irá relacionar os gastos fixos, ou seja, aqueles que se repetem todo mês, como alimentação, moradia, transporte, e todos os outros relacionados às necessidades básicas.

Já na segunda categoria, entram os gastos variáveis, que são aqueles que não ocorrem com regularidade. Esses gastos incluem lazer e todos os outros que não são de primeira necessidade. Ou seja, são essas as despesas que você terá mais condições de controlar para organizar as suas finanças. Por isso, é importante separá-las.

Utilizar o débito automático

Sabe aquela conta do celular ou da internet que você guardou porque o vencimento estava longe? E, no final, esqueceu de pagar em dia e teve que quitá-la com juros?

Pode não ser o seu caso, mas isso ocorre com muita frequência. E, de pouco em pouco, os juros acabam formando gastos desnecessários. Por isso, habitue-se a utilizar o débito automático nas contas do dia a dia.

Organizando as finanças: o que é preciso evitar!

Agora, o que você precisa evitar para manter a vida financeira em dia:

Não ter disciplina para economizar

A crise financeira que vivemos hoje, agravada pelos efeitos da pandemia, torna cada vez mais difícil fazer sobrar recursos para investir. No entanto, sempre que possível, é preciso fazer um esforço para que isso aconteça, pois somente com foco e disciplina é que se consegue organizar as finanças.

Ouvir conselhos de falsos gurus

Com a facilidade das redes sociais e dos canais gratuitos no YouTube, é cada vez maior a quantidade de conteúdo sobre o tema. E, infelizmente, nem todas as fontes são confiáveis, a ponto de muitas delas acenarem com a possibilidade de ganhos financeiros rápidos e milagrosos.

Por isso, cheque sempre a autoria do conteúdo que você consome. Busque a opinião de profissionais renomados e experientes e sites de instituições confiáveis.

Usar sempre o cheque especial

Muitas pessoas acabam incorporando uma parte (às vezes, até a totalidade) do cheque especial no orçamento doméstico, sem saber o quão prejudicial isso é para as finanças.

Depois do cartão de crédito, o cheque especial é o dinheiro mais caro do mercado. Por isso, utilizá-lo com regularidade fará com que você, cada vez mais, aumente a sua dívida, com juros incidindo sobre um montante sempre maior.

Caso você tenha tido uma despesa alta, ou mesmo tenha se atrapalhado com pequenos gastos acumulados, e percebeu que não conseguirá quitá-los rapidamente, busque um crédito parcelado e liquide o cheque especial. Isso fará com que os encargos da dívida parem de crescer, e lhe dará tempo para reequilibrar as finanças.

Nessa situação, o melhor a fazer é falar com o seu gerente do banco. Normalmente, as instituições financeiras são bastante receptivas às negociações, pois o que menos desejam é perder um cliente por inadimplência.

A importância da educação financeira

Aqui no blog, nós já falamos sobre a importância da educação financeira para a organização e o planejamento financeiro. Saiba mais sobre o assunto no link abaixo!

A importância da educação financeira nas escolas – blog da LadyBank

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin