Mulheres que inspiram: Maya Angelou

Maya Angelou, escritora e ativista afro-americana, tornou-se a primeira mulher negra a ser homenageada em moedas de dólar nos EUA. Essa é a primeira de uma série de moedas do “American Women Quarters Program”, um programa de homenagem às mulheres em áreas como o sufrágio feminino, direitos civis, abolição, governo, humanidades, ciência e artes. 

Quem é Maya Angelou?

Conhecida por suas autobiografias, Maya Angelou (pseudônimo de Marguerite Ann Johnson) escreveu sobre a vida no sul do país, região onde nasceu que, historicamente, é marcada pela segregação racial. A sua primeira obra,“I Know Why the Caged Bird Sing” (Eu sei por que o pássaro canta na gaiola), de 1969, manteve-se na lista de best-sellers do renomado  jornal The New York Times por dois anos. Esse foi o primeiro de uma série de autobiografias. Além disso, ganhou o “National Book Award”, um dos prêmios mais importantes da literatura dos EUA. 

Nos anos 60, Maya lutou pelos direitos civis ao lado de Martin Luther King. Em 2000, recebeu a medalha nacional de artes de Bill Clinton. Por fim, anos depois, em 2011, recebeu de Barack Obama a Medalha Presidencial da Liberdade.

Maya Angelou faleceu em 2014, aos 86 anos, em sua casa, na cidade de Winston-Salem, nos Estados Unidos.  A escritora deixou um legado importante com suas obras e causas defendidas. 

Outras obras da escritora

Entre os livros de Maya Angelou que merecem destaque, estão também os seguintes:

Carta a minha filha

Esse livro mostra a trajetória da autora à procura da melhor forma de viver, de acordo com seus valores e de forma a ser a protagonista de sua história.

Na verdade, “Carta a minha filha” foi dedicado a todas as mulheres do mundo, as quais Maya Angelou adotou como herdeiras de suas batalhas. Nesse sentido, a obra contempla 28 ensaios da autora sobre sua luta pelos direitos civis e equidade de gênero.

A vida não me assusta

Além das belíssimas poesias de Angelou, essa obra também conta com as ilustrações de Jean-Michel Basquiat. Ambos os artistas possuem histórias sofridas, e carregam lembranças de uma infância problemática. No entanto, nunca se deixaram intimidar pelas dificuldades que a vida lhes trouxe.

A publicação do livro foi sob o selo infantil da editora Darkside. No entanto, trata-se de uma obra para todos os públicos e faixas etárias.

Mamãe & Eu & Mamãe

Esse foi o último livro publicado por Maya Angelou, em 2013. A obra mostra o relacionamento conturbado da autora com sua mãe, com quem voltou a morar após ter passado a infância com sua avó.

O pano de fundo da narrativa são as questões raciais e a luta por direitos civis nos Estados Unidos. De forma realista e, ao mesmo tempo, poética, Angelou mostra a reconstrução do relacionamento entre ela e sua mãe. Uma bela história de amor e cura.

“Toda vez que uma mulher se defende, sem nem perceber que isso é possível, sem qualquer pretensão, ela defende todas as mulheres”. 

Maya Angelou

Verso da moeda de 25 centavos de dólar em homenagem a Maya Angelou. A primeira afro-americana a estampar uma moeda nos Estados Unidos — Foto: Departamento do Tesouro dos EUA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin