5 de Dezembro: Dia Internacional do Voluntário

O Dia Internacional do Voluntário foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 5 de dezembro de 1985.

Podem ser voluntários jovens e adultos com  espírito cívico que tenham interesse em atuar pelo bem estar social, pela promoção de igualdade de direitos, pela saúde e o bem comum.

Para isso, é preciso dedicar parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades, organizadas que desenvolvem a inserção social.

De acordo com a ONU, há oito objetivos principais quando se fala em voluntariado.  Os Objetivos do Milênio, estabelecidos em 2000, contemplam:

  1. Erradicar a fome e a extrema pobreza.
  2. Atingir o ensino básico universal.
  3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.
  4. Reduzir a mortalidade infantil.
  5. Melhorar a saúde materna.
  6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças transmissíveis.
  7. Garantir a sustentabilidade ambiental.
  8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento econômico e social.

Dia Internacional do Voluntário 2021: inclusão social

O tema do Dia Internacional do Voluntário de 2021 é “Voluntário para um futuro inclusivo”.

Aqui na LadyBank, já falamos algumas vezes que a inclusão social passa pela inclusão digital. Nesse sentido, a Unisinos desenvolveu o projeto social chamado “Eu-Cidadão”, que auxilia na inclusão digital de pessoas de diferentes faixas etárias. Os voluntários do projeto ministram oficinas de inclusão digital sobre diversos temas e, todos os anos, há oficinas intensivas para aperfeiçoamento dos participantes do Prouni.

A coordenadora do projeto, Lucelaine da Silveira, fala sobre a importância do trabalho, desenvolvido por voluntários acadêmicos e por empresas parceiras. De acordo com Lucelaine, isso traz tecnologia de ponta para os participantes inscritos nas oficinas do projeto e oportuniza experiências para o voluntário.

“Eles vivenciam outras realidades, para além do seu cotidiano, com sensibilidade, empatia, dedicação e a sinergia com o trabalho voluntário”, diz a coordenadora.

Outro ponto destacado por Lucelaine, é a facilitação do acesso ao mercado de trabalho que o Eu-Cidadão proporciona. Ela diz: “Acho que esse projeto é uma iniciativa maravilhosa da universidade e muito necessária. O Projeto oferece também para a comunidade, a possibilidade de acesso a novas informações, além de oficinas de diversos tipos”.

Na LadyBank a inclusão digital e a inclusão financeira começa com o nosso DNA. Isso porque oferecemos uma importante forma de garantir cidadania a todos: o planejamento financeiro e os Investimentos com Propósito ESG. Nesse sentido, ambos são uma forma de aumentar a inclusão social.

Com a nossa conta digital inteligente, todas as mulheres podem ter acesso ao planejamento financeiro e fazer investimentos usando a tecnologia que facilita investir com propósito ESG.

Conquiste qualidade de vida e segurança financeira. Clique aqui, e venha já fazer parte do time da LadyBank!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin