Dezembro Branco – Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Dezembro Branco – O dia 6 de dezembro foi instituído no Brasil pela lei nº 11.489/2007 como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A data corresponde a uma chacina contra mulheres que ocorreu em Montreal, no Canadá. Em 1989, Marc Lepine, um jovem de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica e ordenou a retirada dos alunos do sexo masculino, em seguida, atirou e matou 14 mulheres. O rapaz suicidou-se em seguida. Marc deixou uma carta justificando o ato: não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.

O crime mobilizou a opinião pública do país, acirrou o debate sobre desigualdades de gênero e motivou um grupo de homens canadenses a criar a Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign). 

Dezembro Branco e o combate ao feminicídio

O movimento cresceu e hoje tem a missão de combater o feminicídio, promover a igualdade de gênero e incentivar uma nova visão de masculinidade, que prescinde de relações hierárquicas e de poder. O laço branco foi adotado como símbolo e lema de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e de não fecharem os olhos frente à violência de gênero que segue crescendo dia após dia. 

Cada avô, cada pai, cada tio, cada irmão, cada filho, cada primo, cada amigo tem o dever de proteger as mulheres de sua vida e cada uma das mulheres do mundo. 

Nossa raça não existiria sem mulheres ou sem homens. Somos todos importantes uns para os outros. Nesse Dezembro Branco, ajude a mudar o futuro das novas gerações. Torne o mundo melhor para suas filhas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin