Nesse Dia dos Professores, gostaríamos de falar um pouco sobre a importância da Educação Financeira.
Infelizmente, temos um dado bastante preocupante para compartilhar. Você sabia que o Brasil está em 17° lugar em um ranking que mede a competência financeira de 20 países? É o que mostra o último relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Nesse sentido, que apontou também que estudantes com melhores condições socioeconômicas têm mais conhecimento sobre finanças pessoais.
Dia dos Professores e a importância da Educação Financeira
Uma ótima notícia é que, desde o ano passado, a Educação Financeira se tornou obrigatória nas escolas brasileiras. Para isso, o MEC tem o objetivo de capacitar cerca de 500 mil professores e incluir nos currículos escolares conceitos básicos sobre economia e finanças. Dessa forma, tanto professores quando alunos passarão a estar melhor preparados para lidarem com as finanças pessoais.
No entanto, para que os pequenos aprendam a importância de lidar bem com as finanças, é preciso que também sejam estimulados em casa. Por isso, pensando na importância da Educação Financeira, a LadyBank preparou algumas dicas que podem auxiliar no aprendizado dos pequenos. Confira a seguir!
Inclua os seus filhos em pequenas decisões financeiras
Você pode fazer isso ao levá-los ao supermercado, por exemplo. Nesse sentido, estipule um valor que eles possam gastar, lembrando que precisarão escolher e não comprar tudo o que desejam. Dessa forma, aprenderão a ter disciplina desde cedo com o dinheiro.
Estimule os seus filhos a poupar
Seja para comprar o novo brinquedo, ou fazer algum passeio, mostre que é preciso esforço para adquirir algo.
Estimule os seus filhos a ler sobre Educação Financeira
Há diversos materiais de qualidade sobre o assunto, e que podem ajudar a família toda sobre como organizar o orçamento doméstico.
A LadyBank parabeniza todos os professores pela dedicação, esforço e compromisso em favor da educação!