O que é a Taxa Selic?

A tão falada Taxa Selic é a taxa de juros básica do mercado financeiro brasileiro. Ela serve de base para nosso país, pois influencia todas as taxas de juros incidentes em empréstimos e financiamentos. Inclusive influencia nas rentabilidades das aplicações financeiras vinculadas à taxa de juros. Isso mesmo, a Taxa Selic tem o poder de impactar tanto devedores quanto poupadores. E sua influência vai bem além disso! 

Ela impacta de forma global, toda a economia como comércios, serviços, indústrias e até mesmo o governo. Trata-se de uma meta estabelecida pelo COPOM, o Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil. Por sua vez, o papel do COPOM é controlar as metas de inflação. Esses controles se fazem necessários para estabilizar o ambiente econômico. Assim, pode-se alcançar um patamar saudável para o desenvolvimento da economia do país.

A Selic tem origem no Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Nesse sistema, são transacionados e registrados os títulos públicos federais. Ou seja, é onde são apuradas as taxas médias ajustadas desses títulos diariamente. 

Devido a sua importância para a economia brasileira, a Taxa Selic é um instrumento de controle da atividade econômica. Por isso é necessária para a condução da política monetária no Brasil. É capaz de inserir moeda em circulação para aquecer o consumo e demanda de mercado. Ao mesmo tempo, pode retirar moeda que está em circulação, para conter gastos e a inflação.

Por tudo isso, é muito importante conhecer e acompanhar essa taxa que é referência para nosso dinheiro também. O COPOM se reúne a cada 45 dias para revisar e determinar a nova meta da Taxa Selic.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin